quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Resenha | A Esperança


Antes de ler a resenha de A Esperança, confira Jogos Vorazes e Em Chamas.

Ficha Técnica
Nome do Livro: A Esperança
Autor: Suzanne Collins
Páginas: 424
Editora: Rocco

Compre: Submarino
Fonte

Durante muito tempo fiquei pensando em como fazer essa resenha. Justamente por ser o último livro de uma série tão famosa, já seria uma tarefa quase impossível. Mas somado a isso, o fato de o livro ser um marco na literatura por causa de sua qualidade me faz pensar sobre se esse resenha será suficiente para retratar a grandiosidade da obra. Muitas resenhas que li sobre A Esperança trataram o livro com desprezo - muito lento, muito rápido, sem emoção. Porém, muito pelo contrário, o terceiro e último livro da trilogia Jogos Vorazes nos traz de volta até os sentimentos mais primitivos que movem o ser humano - o amor, a amizade e a coragem. O quão corajoso teríamos que ser para aceitarmos ser o símbolo de uma revolução que tinha tudo para dar errado? Que poderia dizimar uma população?
É esse o dilema proposto a Katniss Everdeen, antiga habitante do agora destruído Distrito 12. Após ter sido resgatada da arena do Massacre Quaternário, Katniss foi levada ao coração da rebelião - O Distrito 13. Esquecido pela Capital durante os Dias Sombrios devido à suas armas nucleares, o 13 se preparou durante 75 anos para que, por fim, realizasse o movimento que acabaria com o jugo da Capital. Lá, Katniss reencontra sua família, Gale e acaba conhecendo pessoas novas, como a Presidente Coin, a chefe do Distrito 13 e líder da rebelião. Lá também é proposto a ela se tornar o Tordo da Revolução, o símbolo que tornaria todos unidos em prol de um único objetivo: destruir a Capital. Após muito pensar, Katniss vê que é o melhor a fazer, pois daquele momento em diante não há volta: é tudo ou nada.
Emocionante, dramático, crítico, alucinante: A Esperança é o desfecho que os Jogos Vorazes precisavam. Nele é possível perceber o jogo de poderes que se alastra dentro do governo, e como nem mesmo as pessoas que se dizem defensoras dos direitos de liberdade são dignas de confiança. Qual seria a diferença entra Coin, que lidera o 13 com mãos de ferro, e o Presidente Snow, que promove massacres anuais de crianças?
Perdas irreparáveis afligem Katniss e todas as pessoas próximas a ela. A protagonista atinge o seu ápice, passando de uma garota inocente no primeiro livro para uma assassina em massa durante a rebelião.
Por fim, devo dizer que não se atenham a resenhas negativas sobre esse livro, afinal, a autora não poderia agradar a todos com seu final, poderia? O mais importante é sabermos que mesmo depois de toda destruição, de toda ganância, de todos os massacres e de todas as perdas que nunca serão recuperadas, sempre há esperança.



Avaliação: 10/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...