domingo, 2 de setembro de 2012

Estante de Poesias | Canção do Exílio


Junto com Gonçalves de Magalhães foi o maior poeta da primeira Geração Romântica no Brasil. Esse é Gonçalves Dias, autor maranhense, conhecido principalmente por sua poesia ''Canção do Exília'', que aqui trago até vocês. O Nacionalismo, o Indianismo e a busca por um passado histórico independente que não existia estão presentes na poesia maior de Gonçalves Dias. Abaixo, leiam a crônica!


Canção do Exílio

Minha terra tem palmeiras, 

Onde canta o Sabiá; 
As aves, que aqui gorjeiam, 
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas, 

Nossas várzeas têm mais flores, 
Nossos bosques têm mais vida, 
Nossa vida mais amores.

Em  cismar, sozinho, à noite, 

Mais prazer eu encontro lá; 
Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores, 

Que tais não encontro eu cá; 
Em cismar –sozinho, à noite– 
Mais prazer eu encontro lá; 
Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra, 

Sem que eu volte para lá; 
Sem que disfrute os primores 
Que não encontro por cá; 
Sem qu'inda aviste as palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.  

Gonçalves Dias
Poesia publicada no  livro Primeiros Cantos.


É inegável o saudosismo expresso pelo autor, que é causado pelo seu exílio no período em que escreveu a obra. Espero que tenham gostado! Até a próxima Estante de Poesias!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...